O cotidiano a bordo das Naus Séc XVI - XVII - Expansão Marítima Europeia

O cotidiano à bordo. Como navegavam os viajantes das grandes navegações.


Nau Flor de La Mar
Imagem: Ilustração Nau Flor de La Mar


O cotidiano a bordo das naus era complicado, geralmente faltavam alimentos e água. Devido às condições de higiene, era fácil a propagação de doenças infectocontagiosas transmitidas por ratos e baratas.

As condições das acomodações para os tripulantes também eram grandes problemas, pois havia uma hierarquia dentro das embarcações que favorecia os oficiais e os nobres com os melhores leitos, deixando os piores para os trabalhadores comuns, os marinheiros com cargos de "menos importância" e grumetes.

Apesar de serem grandes, as naus andavam sempre carregadas, não sobrando espaço para muitos mantimentos, nem para acomodações melhores para os tripulantes.

A fome causa muitos danos ao ser humano, principalmente quando este esta sob a pressão de dias sem alimento, não suportando a vontade de ingerir algo que possa nutri-lo. Em tal situação, as pessoas comiam muitas coisas que um humano em outras ocasiões teria repúdio, a falta de técnicas para conservar os alimentos e a falta de cuidados, acelerava o processo de putrefação da comida, levando os navegantes a comerem muitos alimentos em péssimas condições, e até em caso de escassez total do gênero a ingestão de solas de sapatos, comidas com vermes, assim como de carne humana em casos extremos de fome, cujos navegantes comiam os que tinham morrido de desnutrição obviamente tentando sobreviver e no consumo de ratos que se proliferavam nos porões dos navios.

O armazenamento de água era precário de forma que, o estoque era rapidamente consumido, além do problema da água ser pouca devido à falta de espaço, as condições de higiene e manuseio da mesma eram péssimas tornando um produto de baixíssima qualidade para consumo, mas de muito valor dentre os tripulantes que sofriam com a falta de líquido. A tripulação contava com a possibilidade de abastecer nos entrepostos, mas nem sempre era possível chegar neles.

Outro grande problema da época era o aparecimento de pulgas e piolhos, até mesmo de percevejos, devido às condições de limpeza do corpo e a dificuldade de se higienizar a bordo, já que água doce era um item muito importante para ser consumido com a limpeza pessoal.

Os estupros e atos contra a “natureza” eram frequentes a bordo das naus sendo de praxe o estupro em grupo, pois a lei européia absolvia os praticantes por falta de um culpado, isso servia para alimentar a cumplicidade entre os marinheiros, o sexo em terra era visto como um tabu, mas em alto mar tomava um ar libertino de forma que as mulheres que transitavam pelas naus quase sempre eram alvos desses tipos de atitudes.

Até a Inquisição era branda quando o assunto era dessa natureza, tolerando e absolvendo os culpados quando eles eram descobertos. As vítimas, mulheres sozinhas órfãs e freiras na maioria não delatavam que haviam sofrido esse tipo de violência por medo de perder o status.

Os problemas de uma embarcação não paravam por ai, havia outro crítico, que era como fazer com a disciplina a bordo. O que fazer com aqueles que não obedeciam, ou que se rebelavam contra seus capitães, a justiça quase sempre a bordo não existia, gerando motins contra os nobres e capitães. Os marinheiros não contentes com as suas condições, pressionados pelas privações do mar e pela disciplina militar exigida pelos seus oficiais, se amotinavam.

Algumas pessoas embarcavam nas naus para se vingar de alguém por quem tinha desafeto, pois a impunidade era quase que fato consumado, devido à falta de provas, ou ao fato de que os culpados nunca eram encontrados.

Como uma medida de controle social e para distrair os marinheiros, quase sempre eram celebradas missas para acalmar os ânimos, e as tensões geradas pelos dias no mar com a noção de que uma vida cristã traria controle sobre a natureza, e a bênção do protetor dos marinheiros que eram incentivados a ter uma vida religiosa em alto mar, livre de pecados.

Outro fator que complicava as viagens era o ataque de piratas, que eram muito possíveis de acontecer a qualquer momento e somavam-se às dificuldades enfrentadas pelos navegadores em alto mar, geralmente eram ataques de piratas holandeses, ingleses e franceses de surpresa quando os navios enfrentavam calmarias. Os piratas eram temidos devido à violência, e ao fato da tripulação nesse caso ser abandonada junto ao navio em chamas ou em ilhas perdidas no oceano.

Outra coisa que representava morte certa eram os naufrágios, que misturavam terror com tentativas de sobrevivência, a tripulação rezando e pedindo a Deus por seus pecados, afundava no mar uns sem muito lutar, e outros desesperados aos prantos, lutavam e se agarravam a tábuas e restos dos navios na esperança de sobreviver.

Geralmente, nesses naufrágios os tripulantes se deparavam com um verdadeiro "salve-se quem puder". Obviamente, os fidalgos e os capitães tinham preferência nos botes de salvamento, isso acarretava em morte certa para os marinheiros simples que faziam um trabalho pouco importante no navio. Em alguns casos, o bote não estava em boas condições, gerando problemas e naufragando também.

Os poucos sobreviventes que restavam dos naufrágios e chegavam até terra firme, normalmente se deparavam com condições hostis de sobrevivência, enfrentando as feras da terra e a falta de alimentos e água doce, os ataques de nativos, que tinham reações variadas em relação aos forasteiros, não deixavam muitos sobreviventes.

Bibliografia:
O tempo das Especiarias - Fábio Pestana Ramos
Viagem à Terra do Brasil - Jean de Léry

265 Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Os grurmetes (tripulantes) não possuiam comida,saudável nutritiva eles passavam fome mesmo mas tem um porém no navio havia muitas baratas, ratos e outros animais nojentos e tambem eles comiam biscoitos mofados. Quando grumetes morriam de doença e nisso os outros tripulantes comiam a carne desse que morreu para não morrer de fome!




    como eu sei: estou estudando isso sou da 6 serie

    ResponderExcluir
  4. Achei Muito informativo e interesante .E também muito importante !! Gostei muito desse formulário.!

    ResponderExcluir
  5. isso me ajudou muito para minha pesquisa de escola

    ResponderExcluir
  6. preciso saber como era a estrutura das caravelas,os locais onde as embarcações ancoravam e o papel dos grumetes.
    por favor alguém me ajude?

    ResponderExcluir
  7. vai gente me ajudão rapido?

    ResponderExcluir
  8. Olá, seguem os links para:

    Estrutura das caravelas:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela

    Sobre os grumetes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Grumete

    ResponderExcluir
  9. eu queria saber, que alimentos eran levados nas embarcações..
    por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  10. Os alimentos levados eram os seguintes;

    Biscoitos;
    Bacalhau;
    Carne Seca;
    Cebola;
    Alho;
    Lentilha;
    Favas;
    Vinho;
    Vinagre;
    Lenha para cozinhar;

    ResponderExcluir
  11. Ajudou muito na minha pesquisa de História da Escola!
    Mas vocês esqueceram de colocar que para que o navio nao se afundasee os trabalhadores jogavam um pouco de água na maderia do navio para que a madeira inchasse e se ajuntasse para que nao entrasse água dentro do navio e eles morressem afogados!

    ResponderExcluir
  12. eu queria saber como era a armazenada a água ...por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir
  13. eeu queeriia sabeer coomo eraa a diistribuiiçao doos espaços entre os participantes da viagem

    ResponderExcluir
  14. dee quee escolaa vouucÊ ée? moreninha?

    ResponderExcluir
  15. Moreninha, o artigo trata apenas de como era o cotidiano a bordo, e não como era feita a manutenção das naus porem, muito interessante o que você colocou, sem dúvida quando eu tiver um tempo vou postar um artigo só sobre isso.

    Respondendo as demais questões:

    Como era armazenada a água nas caravelas?

    Em toneis, é importante lembrar que as condições da água devido a seu armazenamento eram péssimas, era preciso ter estômago forte para toma-la.

    Como era a distribuição dos espaços (leitos) nas viagens com as naus?

    Os melhores leitos eram dados aos nobres e clérigos assim como ao capitão, ou seja, sua distribuição era hierarquizada, deixando as piores e mais imundas das acomodações para os Grumetes, que se encarregavam do serviço pesado, e ainda tinham que dormir nos leitos sujos e sem ventilação, compartilhando o espaço com ratos e baratas.

    ResponderExcluir
  16. eu não consegui muitas informações nesse site. Não tem o que eu quero.

    ResponderExcluir
  17. Que legal, Iara, eu também estou na 6ª série

    ResponderExcluir
  18. nossa esse dormulario é 10 me ajudo muito
    vlw aew pessoal

    ResponderExcluir
  19. por favor respondam qual era a estrutura das caravelas?

    ResponderExcluir
  20. eu sei!
    A estrutura das caravelas era de formato alongado, com as velas de formato triangular, que podia ser ajustada em várias direções para captar a força do vento. Mediam de 6 a 8 metros de largura.

    ResponderExcluir
  21. quais eram os locais em que as naus ancoravam?
    por favor preciso da resposta rapido!

    ResponderExcluir
  22. A pergunta, esta vaga, eu não consigo imaginar o que você quer saber, será que dava para fazer uma pergunta mais completa? Exemplo:

    Quais eram os locais que as naus ancoravam no Brasil?

    Que tipo de local as naus ancoravam?

    Vou responder o que eu entendi da pergunta.

    As naus ancoravam perto da costa, porem não muito e os tripulantes saiam com os botes até a terra, para que, em caso de algum ataque de povos nativos, elas não ficassem ao alcance dos mesmos e não fossem danificadas.

    Caso não seja isso que você queria saber, formule uma pergunta mais objetiva e completa.

    Estou a disposição para ajudar se precisar.

    ResponderExcluir
  23. qual era o papel dos grumetes? por favor respondam eu preciso dessa resposta

    ResponderExcluir
  24. nossa obigada a todos vcs me ajudaram muito com a minha pesquisa escolar!!!

    ResponderExcluir
  25. isso me ajudou muito !!!!!!!!1
    tem td q eu precisava
    obrigada

    ResponderExcluir
  26. Os Grumetes eram praças,inferiores da marinha, aprendizes que faziam os serviços como limpeza e todo o serviço sujo e pesado.

    Abaixo segue um link com tudo sobre eles.

    Sobre os grumetes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Grumete

    ResponderExcluir
  27. Os locais onde as embarcações ancoravam ?

    ResponderExcluir
  28. Olha, a pergunta não esta muito clara. Vou responder o que eu entendi.

    Elas ancoravam mais ou menos perto da costa(1 milha) e os tripulantes desciam por meio de Botes.

    ResponderExcluir
  29. Alguem pode RESPONDER ?

    A distribuição dos espaços entre os participantes das viagens ?

    ResponderExcluir
  30. Alguem pode RESPONDER ?

    A distribuição dos espaços entre os participantes das viagens ?

    ResponderExcluir
  31. Alguem pode RESPONDER ?

    A distribuição dos espaços entre os participantes das viagens ?

    ResponderExcluir
  32. eeu queeriia sabeer coomo eraa a diistribuiiçao doos espaços entre os participantes da viagem

    ResponderExcluir
  33. Como era a distribuição dos espaços (leitos) nas viagens com as naus?

    Os melhores leitos eram dados aos nobres e clérigos assim como ao capitão, ou seja, sua distribuição era hierarquizada, deixando as piores e mais imundas das acomodações para os Grumetes, que se encarregavam do serviço pesado, e ainda tinham que dormir nos leitos sujos e sem ventilação, compartilhando o espaço com ratos e baratas.

    ResponderExcluir
  34. como era armazenada a aguá

    ResponderExcluir
  35. Como era armazenada a água nas caravelas?

    Em toneis, é importante lembrar que as condições da água devido a seu armazenamento eram péssimas, era preciso ter estômago forte para toma-la.

    ResponderExcluir
  36. por favor!!!me ajudem!!!!
    Qual a diferença entre nau e caravela???
    Me respondam!!!!Plis!!!!!

    ResponderExcluir
  37. A diferença é a tecnologia empregada e a capacidade no transporte, uma Nau é o sinônimo de navio, nave ou barco, dês de 1211 surgem menções em textos a tal tipo de embarcação, já na época dos descobrimentos foi substituída pela caravela, que, durante o séc. XV e XVI foi inventada para ir aonde a nau não chegaria, a forma com que ela usava os ventos e o tamanho das velas também eram diferentes, se você quiser detalhes segue um link:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela

    ResponderExcluir
  38. O nome dos locais onde as naus ancoravam!!!

    ResponderExcluir
  39. Vaiii!!!
    Quais eram os nomes dos locais onde as naus ancoravam?

    ResponderExcluir
  40. Anda gente!
    Preciso disso pra quinta!!

    ResponderExcluir
  41. Nossa gente esse site é maravilhoso, eu fiz minha pesquisa só nele OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  42. Adoreii !!
    Me ajudou muito com a escola !!
    Alguns comentários também ajudaram muito !!
    Obriigada !

    ResponderExcluir
  43. (Luh) Para te ajudar preciso saber o seguinte, você quer saber o nome dos portos onde as naus ancoravam na carreira do Brasil?

    Se a pergunta for sobre onde os portugueses ancoravam aqui no Brasil, é o seguinte, a colonização começou pelo norte e nordeste do país. Ficaria muito difícil explicar por comentários, ate mesmo porque não temos tempo, mas vou te ajudar a encontrar isso pela Wikipédia, segue o link, espero que ajude.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Feitorias

    Ou quer saber onde eles ancoravam as naus quando iam explorar algum lugar desconhecido?

    Se quiser saber isso leia as postagens anteriores que eu já respondi.

    Espero ter ajudado, caso não tenha conseguido peço desculpas, mas quando é encima da hora assim fica difícil de ajudar.

    ResponderExcluir
  44. muitissimo obrigada, Alejandro!
    Você me ajudou muiiiito!
    Obrigadíssimo!

    ResponderExcluir
  45. Adoro esse site! Já me ajudou em várias pesquisas. Agradeço a todos pelas perguntas e respostas, principalmente a você, Alejandro.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Espero poder contar sempre com vocês

    ResponderExcluir
  47. eu gostaria de saber um pouco mais sobre o mar tenebroso

    ResponderExcluir
  48. (Yasmim) Mar tenebroso é o nome dado ao oceano atlântico pelos povos antigos, que navegavam apenas pela costa, fazendo comércio entre a europa mediterrâneo e norte da africa, no que se define por navegação de cabotagem (pela costa), esses povos assustavam-se com o tamanho e a falta de informação do que havia alem deste mar, inexplorado ate então. Existiam muitas lendas de monstros e de seres fantásticos, que impediam os navegadores de lançar-se a mar aberto, por medo e falta de equipamentos, apenas em 1434, durante a expansão marítima européia, o português Gil Eanes conseguiu ir além do cabo bojador, conhecido como Cabo do Medo, ou Cabo Não onde haviam ondas gigantescas e rochedos pontudos que facilmente afundariam qualquer um que tentasse ir alem deste ponto.

    Se você quiser saber mais sobre o Mar Tenebroso segue o link:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Atl%C3%A2ntico

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_Bojador

    ResponderExcluir
  49. Tem mais,Yasmim,eles acreditavam que o mundo era quadrado e que, se seguissem por um lado, tentando dar a volta ao mundo, cairiam no abismo e seriam devorados por mosntros ou hipinotisados pos sereias. Por isso, não navegavam nas sextas-feiras.

    ResponderExcluir
  50. Luh, muito bem colocado. Porem devemos lembrar que, ha indícios de que a coroa sabia que o mundo não tinha tal formato, e mantinha tal informação em segredo, para que as pessoas tivessem medo de se lançar ao mar e descobrir algo antes deles, porem ao falar isso temos que ser cautelosos, pois ha professore que não aceitam. Inclusive ha uma discussão dentro da Historiografia (entre historiadores) que afirmam haver indícios que a coroa sabia que do outro lado do atlântico havia terra e ainda que o descobridor do Brasil não foi Pedro Alvares Cabral e sim Duarte Pacheco Pereira que haveria estado aqui em 1498.

    ResponderExcluir
  51. Obrigado pela pesquisa sobre O Cotidiano a Bordo das Naus
    sou da 6ª série da E.E profº Genesio Machado
    da cidade de sorocaba e obrigado novamente

    ResponderExcluir
  52. ola!
    gostaria de saber quais eram os alimentos levados,como era a armazenada a agua ,a estrutura das caravelas locais aonde as embarcações coravam e opapel dos grumetes,nas embarcações

    ResponderExcluir
  53. Obriigadaa esse sitee mee ajudoou muiito naa minha pesquiisa dee escoola de Históriia soou da 6ª C da escoola E.E. ''Prof° José de Campoos'' da profª de Históriia Marianaa

    Obriigadaa poor ajudaar =)

    ResponderExcluir
  54. Dee Indaiatubaa (a escolaa) SP

    ResponderExcluir
  55. Qual era os papel dos grumetes?

    ResponderExcluir
  56. Caraa. adoreiii . esse site tem tudo qe eeo preciso . tomara qe eu tiree um 1O,O ;D

    ResponderExcluir
  57. Obrigado pelos elogios, o Blog foi feito exatamente com este propósito, servir como fonte de pesquisa. É muito gratificantes saber que esta cumprindo seu papel. Sobre os grumetes e a comida que eles levavam nas naus, também o lugar onde as naus ancoravam, é só vocês darem uma olhada neste mesmo espaço para comentários, no começo, estas perguntas estão respondidas, é só procurar com calma, logo nos primeiros comentários, é isso, se tiver mais algo que eu possa ajudar pode falar que eu respondo, obrigado, boa pesquisa.

    ResponderExcluir
  58. Eu gostaria de saber que alimentos eram levados nas embarcações e a situação deles, se eram podres, esse tipo de coisa. Me ajudem!!! é urgente!!!!

    ResponderExcluir
  59. Ps: esse site é demais, eu não gosto muito de historia, e minha professora não sabe explicar nada direito, foi só achar este site que eu entendi tudo que tinha dúvidas, Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  60. Ah, e se não for pedir muito, eu queria alguma coisa sobre o absolutismo.

    ResponderExcluir
  61. ola meu nome e´ camila tenho 12 anos moro em auriflama egosto de historia o que gostei mais nesse site foi o texto 'o cotidiano a bordo das naus' eu amei,ja tinha aprendido isso acho que na quarta serie,so que ja tinha esquecido mas agora relenbrei .bjs a todos que gosta de historia.
    tchau!

    ResponderExcluir
  62. nossa esse site me ajudou muito foi muito legal saber tudo isso novamente pelo menos naõ preciso procurar no livro didatico.

    ResponderExcluir
  63. Os alimentos levados eram os seguintes;

    Biscoitos;
    Bacalhau;
    Carne Seca;
    Cebola;
    Alho;
    Lentilha;
    Favas;
    Vinho;
    Vinagre;
    Lenha para cozinhar;

    Os alimentos costumavam apodrecer no caminho, as condições que ficavam após alguns dias de viagem eram péssimas, assim como a agua que era armazenada em tonéis, sem nenhuma higiene, era preciso ter estômago forte para bebe-la

    ResponderExcluir
  64. Sobre o absolutismo, eu posso escrever um artigo, mas este demoraria uma semana para ficar pronto, se voce quiser esperar, eu posso pesquisar e aprontar. Se não tiver este tempo todo, você pode procurar na Wikipedia, la tem bem resumido mas é uma fonte legal.

    ResponderExcluir
  65. eu queria saber sobre oq eles levavam para se alimentar dentro do navio alguem poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  66. Eu gostei muito desse site pq me ajudou muito na pesquisa da escola e é por causa desse site q tirei 10

    ResponderExcluir
  67. muito obrigada me ajudou muitooo!
    brigada á todos vcs!!!

    ResponderExcluir
  68. "eu queria saber sobre oq eles levavam para se alimentar dentro do navio alguem poderia me ajudar"

    A resposta esta escrita um pouco acima nesta mesma secção de comentários, umas 5 mensagens mais ou menos, bastar subir um pouco a barra de rolagem, caso não encontre me avise.

    ResponderExcluir
  69. Cara isso é muito interessante!

    Nossa quando eu comecei a ler e eu vi que falava que os estrupos era mais ou menos normal eu me arrepiei intereira.

    Quando falou que eles não tinham a minima higiene eu achei muito horrivel.

    Eu achei legal quando falou que quase sempre eles tinha missa nas embarcações.

    ResponderExcluir
  70. muito bom esse site valeu mesmo tinha que entregar amanhã e terminei graças a deus

    ResponderExcluir
  71. ameii esse site consegui tudo q queria obrigada!!!

    ResponderExcluir
  72. gostei dessa postagem me informou muito!!!!!!!
    obrigada amei o blog!
    sempre vo voltar aqui!

    ResponderExcluir
  73. Adorei o site..achei quase tudo o que precisei! nota 10 (:

    ResponderExcluir
  74. Vaaleu!! Este site me ajudou muitO !!Obriigada ! Ah e os coments tambem !!

    ResponderExcluir
  75. Olha esta nota Dez ... Ate tirei 10 em historia a minha professora achou Otimo o texto,os coments Noossa demaiis Ameii !!!ESte site ee demaiiiis Amei'mtO tudo ISSO...Bjs Gente ObrigadO mesmo ... voocs'Sao espetacular...!!Bjkas.

    ResponderExcluir
  76. gostaria de saber aonde se ancoravam essas embarcacoes e qual o papel dos grumetes?

    ResponderExcluir
  77. nussa como isso é legal
    talentoso quem postou isso

    ResponderExcluir
  78. Muito Obrigada!
    Este blog, me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  79. Em tonéis, e devido a precariedade deles, a agua ficava com um aspecto terrível, o individuo precisava estar com muita sede para se sujeitar a bebe-la.

    ResponderExcluir
  80. Gostei das informações claras e objetivas, e acima de tudo da curiosidade das pesoas que participaram perguntando, insistindo nas respostas. É assim que se aprende, de um texto no início bem chato, no final interessante, aprendi bastante, vou indicar aos amigos.

    ResponderExcluir
  81. brigada vc me ajudou muito com esse saite

    ResponderExcluir
  82. GENTE, ADOREI ESSE SITE...

    PARABÉNS AO CRIADOR
    FIZ MINHA PESQUISA INTEIRINHA AQUI...

    PARABÉNS BJOS...

    ResponderExcluir
  83. Muito bom este site,achei o conteudo,simples dinamico,e tudo que procurei encontrei aqui....parabens.........

    ResponderExcluir
  84. Muito obrigada a todas as respostas que
    estão nesse site, elas me ajudaram muito a fazer a minha pesquisa de escola.
    Obrigada mesmo em !

    Bjs !!!

    ResponderExcluir
  85. História & Ciências é comigo mesmo! Eu sei tudo sobre absolutismo, é muito simples.

    ResponderExcluir
  86. Absolutismo significa "Poder total ou absoluto nas mãos de uma só pessoa, ou seja, do rei. Era conhecida a Teoria do Direito Divino que, segundo ela, o rei recebia o poder de Deus e era, portanto, seu representante na Terra. Opor-se a ele era opor-se a Deus. O Rei Absolutista mais conhecido é o Luís XIV. Ele é conhecido por dizaer esta frase: "O Estado sou eu". O Poder monarca era transmitido por meio da hereditariedade, ou seja, se o pai era um Rei Absolutista, o filho também seria.

    ResponderExcluir
  87. Alejandro, eu queria saber se foi você quem criou este site. Queria saber se você está na 6ª série e de que matéria você gosta.
    Ou será que você não pode passar suas informações pessoais?

    ResponderExcluir
  88. Olá , Muiito bom... Maiis poderia fazer só um resumo pequeno :S muito grande :S

    ResponderExcluir
  89. Geente mee ajuda ...
    a Distribuição dos espaçosentre os participantes das viagens ?

    Mee Ajudeem Poor Favoor

    ResponderExcluir
  90. Nossa eu achei maito da hora

    ResponderExcluir
  91. Como era a distribuição dos espaços (leitos) nas viagens com as naus?

    Os melhores leitos eram dados aos nobres e clérigos assim como ao capitão, ou seja, sua distribuição era hierarquizada, deixando as piores e mais imundas das acomodações para os Grumetes, que se encarregavam do serviço pesado, e ainda tinham que dormir nos leitos sujos e sem ventilação, compartilhando o espaço com ratos e baratas.

    ResponderExcluir
  92. Luh, na verdade eu tenho 25 anos, cursando o 3 ano de faculdade (História), parei ano passado mas volto para terminar ano que vem, sou apaixonado por História, Antropologia e Arqueologia, montei o Blog, porque eu não suporto parar de estudar, tinha que ter um meio de continuar pesquisando e dividindo meu conhecimento com as pessoas.

    ResponderExcluir
  93. isso me ajudo muito
    c precisarem de mais perguntas c eu estiver on line entrem no meu msn : andreacaroline.sp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. COMO ERA O COTIDIANO A BORDO DAS NAUS DUARANTE AS VIAGENS, QUE ALIMENTOS ERAM LEVADOS NAS EMBARCAÇÕES, COMO ERA ARMAZENADA A ÁGUA, A ESTRUTURA DAS CARAVELAS, A DISTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS ENTRE PARTICIPANTES DA VIAGENS, OS LOCAIS ONDE AS EMBARCAÇÕES ANCORAVAM E O PAPEL DOS GRMUMETES?

    ResponderExcluir
  95. Isto tudo que você esta perguntando, esta respondido acima, é so olhar as postagens com calma.

    ResponderExcluir
  96. Muito obrigada Alejandro. Gostei da sua personalidade e seu modo de escrever. Gostaria de aprender como se faz um blog. Você poderia me ensinar?

    ResponderExcluir
  97. Tenho apenas 12 anos mas minha capacidade está muito acima da idade. Não tenho medo de cão nenhum e pretendo me formar em veterinária. Olha, seu blog é demais! Tirei um 10 no trabalho. Não precisei de nenhum outro site!
    Adoro animais. Gosto muito de felinos e de animais do gênero canis. Você gosta de animais?

    ResponderExcluir
  98. Nossa eu gostei muito desse site ! Aqui tinha tudo o que precisava pára o meu trabalho de historia ! Mutio obrigada mesmo ! :) beijos a todos vcs !

    ResponderExcluir
  99. Gostei muito, tudo que procurava achei!
    Minha pesq foi aky

    ResponderExcluir
  100. onde as embarcações ancoravam?
    O site é 10 Mais eu não achei isso!

    ResponderExcluir
  101. Só a pergunta
    que ta dificil!

    ResponderExcluir
  102. Elas ancoravam mais ou menos perto da costa(1 milha) e os tripulantes desciam por meio de Botes.

    ResponderExcluir
  103. eó quero saber qual era a estrutura das naus!!!! e o papel dos grumetes!!!!c alguem sabe me respondiii !!!please"""

    ResponderExcluir
  104. Esta pergunta ja foi respondida por uma pessoa que não se identificou, segue a mensagem.

    A estrutura das caravelas era de formato alongado, com as velas de formato triangular, que podia ser ajustada em várias direções para captar a força do vento. Mediam de 6 a 8 metros de largura.

    ResponderExcluir
  105. como era o papel dos grumetes?

    ResponderExcluir
  106. os grumetes ficavam com os trabalhos simples, porque eram adolescente com no mínimo 12 anos ..


    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  107. NUSSSSSSSSS MUITO INTERESANTE ESSE BLOG ACERTEI TUDO AMEI PARABÉNS AO AUTOR MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!! BJS

    ResponderExcluir
  108. obrigada viu, ajudou sim :)

    ResponderExcluir
  109. gente, eu sei que essa pergunta ja foi feita aqui, mais não estou com tempo de procurar, me ajudem? a pergunta é essa: onde as embarcaçoes ancoravam? beijos ;*

    ResponderExcluir
  110. Elas ancoravam mais ou menos perto da costa(1 milha) e os tripulantes desciam por meio de Botes.

    ResponderExcluir
  111. mto obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
  112. Eu adorei essas informações,elas me ajudaram muito!
    :)

    ResponderExcluir
  113. olá adorei essa redação!!
    além de me ajudar na escola...
    fiquei sabendo mais!

    parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  114. brigadão gente adorei um bom site!!!fmz lgl

    ResponderExcluir
  115. cotidiano a bordo das naus é bem legal obrigada pelas informações vou tirar 10 com certeza,vou entregar a pesquisa amanhã bjs...

    ResponderExcluir
  116. Gostei mto desse site, achei tdo o q eu precisava em um lugar só! Mto obriga, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  117. Thank, I love your text.
    I am from England, and are necessity from informations!

    Very Thank.

    ResponderExcluir
  118. Olá meu nome é Beatriz,Me ajudou muito na pesquisa sobre:COTIDIANO A BORDO NA NAUS DURANTE AS VIAGENS,muito obrigada pelas informações,só que tem que responder todas as perguntas,lá vai uma:
    Qual era a estrutura das caravelas?????????!!!!!!!

    ResponderExcluir
  119. Esta pergunta ja foi respondida por uma pessoa que não se identificou, segue a mensagem.

    A estrutura das caravelas era de formato alongado, com as velas de formato triangular, que podia ser ajustada em várias direções para captar a força do vento. Mediam de 6 a 8 metros de largura.

    ResponderExcluir
  120. gostaria me ajudassem sobre os termos quadrante, balestilha, astrolario, sextante; portulano e vela latina

    Beatriz

    ResponderExcluir
  121. uuuh bigadu ajudou mtuu
    hee vo leva 10 na escola rsrs
    i site taah bem leval viuu bigadu dinovo
    bjim ass: beatriz g. costa

    ResponderExcluir
  122. legal e chato odeio copiar seus filhos da puta

    ResponderExcluir
  123. olá eu me chamo grazy,moro em pindamonhangaba-sp e queria saber uma coisa,ah e se ñ for encomodar tá!!!então la vai:como era a estrutura das caravelas?????
    Por favor me dêm a resposta hoje pq tenho q entregar o trabalho amanhã a tarde e de manhã eu ñ tenho tempo.....fuiiiiii

    ResponderExcluir
  124. qual é o papel dos grumetes ?


    Parabéns pelo site , muito bom um trabalho de excelente qualidade

    ResponderExcluir
  125. Pessoal, obrigado por estarem se comunicando e 1000 desculpas quando não da pra responder os posts em tempo, eu gostaria de ter mais tempo pra me dedicar ao Blog e Obrigado pelos elogios.

    Vou responder sobre os grumetes, pois sobre a pergunta da grazy estou vendo que passei da hora de responder, e houve outra mais para cima sobre a estrutura das caravelas que não deu também. Seguem os links para:

    Estrutura das caravelas:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela

    Sobre os grumetes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Grumete

    ResponderExcluir
  126. *-*
    É,essas informações pulblicas me ajudaram um pouco , mais eu queria alguma coisa específica sobre os grumetes :D
    vls :p
    bgd :)

    ResponderExcluir
  127. Brigadão Alejandro,vc me ajudou muito no trabalho.
    Brigadão mesmo!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  128. Pq os grumetes eram chamados de relógio falante ??

    ResponderExcluir
  129. so 6 serie e me ajudo mto o texto principalmente por q é essatamente iisoo o trabalhode historia. mto brigada cara

    ResponderExcluir
  130. valeu pelo texto que e muito bom
    e deu pra faz a lição de casa :]

    ResponderExcluir
  131. os grumetes eram chamados de relógio falante pois,de meia em meia hora eles viravam uma ampulheta e diziam a todos que horas são.

    ResponderExcluir
  132. Muito obrigado, seu blog é otimo, e este artigo vc me ajudou muito no meu trabalho escolar, fura as ajudas que estão nos comentarios.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  133. gente me ajuda a saber a estrutura das caravela

    ResponderExcluir
  134. me ajudou muito no trabalho de historia da escola !!!!!!!!!!




    BeijOoOoOoOsSsSsS
    xaUuU!!!!!

    ResponderExcluir
  135. Gsotei muito dessa pesquisa isso me ajudou muito no trabalho de historia! Esse Site é muito informativo Valeu

    Beijoos Xauu "

    ResponderExcluir
  136. Julyana, não tenho nada escrito sobre a estrutura das caravelas, mas o site da wikipedia, se você procurar por "caravela" tem uma descrição, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  137. oi, Alejandro! Indiquei este site a uma melhor amiga minha
    Ela já te conhece agora

    ResponderExcluir
  138. Zuera vcs me ajudo muito fiz minha pesquissa todo akii to na 6ºA na escola (EEE.Escola olympia bard de oliveira

    ResponderExcluir
  139. nossa obrigado me ajudo muito esse sity a prof leliane vai amar minha pesquisa ( ela é prof de história da escola silvino no jaguari americana-sp 6ª série)

    ResponderExcluir
  140. eu adorei ajudou eu a fazer meu trabalho de historia
    bjoss.
    ?

    ResponderExcluir
  141. ADOREI ESTE TEXTO!ELE ME AJUDOU MUITO NA LIÇAO DA APOSTILA DE HISTORIA!
    OBRIGADA!!!
    ASS:TALITA

    ResponderExcluir
  142. Eu adoreei brigada enchi as páginas da apostila de história (6ª serie volume 2)
    brigada Alejandro
    bjoos

    ResponderExcluir
  143. Olá Pessoal, Obrigado.
    Gostaria de fazer uma pergunta a quem gostou do artigo, qual é o tema de história que vocês mais têm dificuldades de entender e de achar na internet? Preciso saber para escrever coisas uteis durante as férias para o próximo semestre, podem postar os temas, os que forem mais pedidos serão pesquisados e postados aqui nos próximos artigos, assim posso sempre ser útil.
    E quem quiser também, pode ser um seguidor do Blog, assim teremos uma rede social cada vez mais forte para discutirmos e melhorarmos o Blog, conto com a ajuda de vocês.

    ResponderExcluir
  144. beatriz,alexia e karine.2 de julho de 2010 às 14:55

    a professora de história amaria esse blog,pois ñ para de dar pesquisas sobre isso.Seu blog ajudou muito.

    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  145. laura fernanda adddorei muito bjooooo justin bieber

    ResponderExcluir
  146. texto é bem informativo e me ajudou mto no trabalho

    ResponderExcluir
  147. Gostei me ajudo mt no trabalho parabéns pra quem escreveu
    Valew Valew !!!!

    ResponderExcluir
  148. esse texto e grande mais compensa muito fazer eu copiei tudo gostei muito e ajudou a fazer um trabalho de istória.


    KRISTIAN. VALEU AI AUTOR DO TEXTO.

    ResponderExcluir
  149. vlw cara consegui achar o qeu eu queria muito muito obrigado

    ResponderExcluir
  150. bom esse texto me ajudo mto na pesquisa de história,então quem precisa de ajuda em uma pesquisa de história escolar ou vestibular é mto importante para quem precisa o texto é informativo e fácil como eu precisei qualquer outro pode precisar então entre , use, e deie seu comentário para outra pessoa não achar que está mentindo!!! o site é mto bom

    ResponderExcluir
  151. eu queria saber sobre os instrumwntos nauticos utilizados no cotidiano das naus me ajuda pessoal bejokasssssssss

    ResponderExcluir
  152. bom gente ate um certo ponto achei q todos vcs estavam mentindo mais resolvi ler e raciocinei q tudo é verdade tudo tem sentido e bateu con tudo q preciso bom entao ai vai uma dica pra quem nao acredita nao perca seu tempo com duvida e leia logo pq toda prof de historia é chata rsrsrs brincadeira amo minha prof edineia bom gente brigadao pelas mensagens por incentivar as outras a lerem valeu pessoal pazz

    ResponderExcluir
  153. e valeu o autor do texto bjokas pra ele

    ResponderExcluir
  154. e da pra perceber q todos sao da 6 serie bjao para o povo estudioso rsrsrs

    ResponderExcluir
  155. precisso saber qual alimentos eram levado nas embarcaçoes?

    ResponderExcluir
  156. A resposta sobre quais alimentos eram levados a bordo, estão aqui nesta secção de comentários, porem, entre os primeiros, procure la, no inicio dos comentários, caso não consiga eu posto de novo. Obrigado por comentarem.

    ResponderExcluir
  157. poderia me ajudaR falando!!!
    sobre os instrumento náuticos utilizados no cotidiano das naus.



    me responda por favor e pra sexta!!!

    ResponderExcluir
  158. Te ajudo sim, entra neste link que la tem o que voce precisa, tomara que te ajude.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciência_Náutica_Portuguesa

    ResponderExcluir
  159. ola! Achei muita coisa interessante para minha pesquisa de escola. A professora vai ficar orgulhosa. Obrigadão mesmo.

    ResponderExcluir
  160. GENTE!aDOREI ESSE SITE...Me ajudou muito0,fiz meu trabalho todo de história nesse site...Valeu

    ResponderExcluir
  161. Queria saber aonde ele ancoravam!!Por favor preciso disso pra terça!!!!

    ResponderExcluir
  162. É verdade eu também quero saber?!

    ResponderExcluir
  163. Procure pela resposta no começo dos comentários, pelo que eu me lembro, ja respondi esta pergunta antes, caso não encontre poste aqui, boa busca.

    ResponderExcluir
  164. Gostei muitíssimo desse site, encontrei tudo o que procurava, e aos que estao reclamando, calma pessoal eu tambem sou da 6º serie, e aqui achei tudo porque li com calma...

    ResponderExcluir
  165. Quais eram os instrumentos náuticos no cotidiano das naus?

    ResponderExcluir
  166. ola gente....
    muito obrigado por me ajudarem,Alejandro Goethe e esses alunos de 6 séries
    vcs me ajudaram muito
    obrigado pessoal♥

    ResponderExcluir
  167. Esse texto me ajudou muito na minha pesquisa.mas que pequena, eu não consegui copiar. Mas o texto me ajudou mesmo.
    brigada ai gente ♥

    ResponderExcluir
  168. Ah valew mesmo ai gente me ajudou muito esse texto. Eu vou tirar um dez (10) no trabalho de historia..

    ResponderExcluir
  169. gente gostei muito deste site mais queria que voces falacem mais sobre a estrutura das naus afinal qual era a estrutura das naus ??

    presiso desta respostaa

    ResponderExcluir
  170. gostei , muito interessante ajudou bastante, no trabalho de escola da mila.
    rainha_feiticeira de ilhabela são paulo litoral norte.

    ResponderExcluir
  171. EU GOSTEI MAS ... TÓ LOOOCA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  172. Esse site é muito bom eu adorei"!!!!!
    Me ajudou muito com a pesquisa de escola"!!!!!!
    Alejandro vc me ajudou bastante!!!!
    Obrigado"!!!!
    Parabens eu adorei o seu blog!!!
    Até a prossima!!
    bjus

    ResponderExcluir
  173. Obrigado Me Ajudou Bastante da Liçao de Casa kkk

    ResponderExcluir
  174. obrigado me ajudou muito na tarefa de história.
    VALEU.

    ResponderExcluir
  175. Nossa ajudou mt obrigada!!!
    Minha professora nao vai mais me matar!!!rsrs
    xauzinho

    ResponderExcluir
  176. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  177. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  178. Obrigado pelos agradecimentos, sempre tão carinhosos, alguns foram removidos por conterem linguagem inapropriada, porem, nenhum deles foi desconsiderado, a linha de discussão aqui tem que se ater aos assuntos pedagógicos, quando escapa disso eu tenho que moderar, mas mesmo assim muito obrigado a TODOS que comentaram.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال