Quem Eram e o Que Faziam os Grumetes a Bordo das Naus

Quem Eram e o Que Faziam os Grumetes a Bordo das Naus, Durante o Período da Expansão Marítima Europeia.



Imagem Meramente Ilustrativa
Imagem Meramente Ilustrativa

Os Grumetes eram os aprendizes de marinheiros. Na hierarquia da marinha, Grumete é o que realiza as tarefas de auxilio aos marinheiros mais experientes, dês de limpeza, até carregar ferramentas para auxiliar um carpinteiro em algum reparo no barco.

Funções 

Enfim faziam inúmeras tarefas, que os levava a ser a classe menos favorecida de alguma embarcação. Outra tarefa feita pelos grumetes era o controle do tempo, um deles ficava delegado a virar uma ampulheta e avisar os outros de meia em meia hora, o que os levou a serem chamados de Relógio Falante pelos outros tripulantes da embarcação.

Seus dormitórios eram os mais imundos, aqueles que os outros não se sujeitariam a dormir, suas roupas eram sujas, e suas tarefas excessivas, sem quase nenhuma pausa.

Quem Eram

Eles tinham em torno de 12 anos, podendo esta idade variar muito, em geral eram rapazes recrutados ou cedidos para os organizadores das viagens por suas famílias. Estas famílias não sentiam como se isso, fosse uma perda porque havia grandes possibilidades de nunca voltarem a vê-los, mas se sentiam orgulhosas, de dar um filho ao trabalho forçado no navio, em troca da esperança, de que ele tivesse uma chance melhor de sobrevivência a bordo de uma Nau ou em outro continente, havia famílias tão miseráveis, que não tinham como sustentar seus filhos então isso acabava sendo uma alternativa de sobrevivência.

Para entender melhor o período da Expansão Marítima Europeia o que levou ao Descobrimento do Brasil, seria bom verem o pequeno documentário feito por pesquisadores da área de História do Brasil.

Segue o Link.
Videos: Expansão Marítimas Europeia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال