Darwin e o surgimento da teoria do evolucionismo no Século XIX.

O surgimento do pensamento da evolução da espécie Humana, remonta a antiguidade. A começar pelos primórdios da sociedade ocidental, autores como Aristóteles e Empédocles e o latino Lucrécio a partir da observação e do raciocínio lógico abordam a possibilidade de uma origem comum e um desenvolvimento de algumas espécies em parentesco formando filos, mas a ideia durante esta época não foi probematisada nos moldes científicos que conhecemos hoje, ela apenas foi observada. Mais tarde, durante a idade média, foi completamente combatida devido a influência do igreja e seu controle ideológico da sociedade, este assunto era um problema, pois “esbarrava” na crença em Adão e Eva denominada teoria Criacionista.

No século XIX deu-se a fundamentação cientifica da teoria evolutiva, seu mais famoso teórico foi Darwin. Ele não foi o único, mas é tido como um marco, sua fundamentação e a repercussão de sua obra se deram em função da profundidade de seu trabalho para a época. Baseado primeiramente nas observação (biologia, paleontologia) e estendendo-se para a análise do social como consequência da evolução biológica. suas interpretações e teorias acerca da evolução, foram necessárias frente à necessidade de lidar dados científicos empíricos em decorrência do surgimento da ciência positivista, as analise e o pragmatismo do século XIX exigiam uma separação imediata entre ciência e religião. Anteriormente a teoria que explicava o surgimento era a teoria cristã contida no Gênesis, de acordo com ela (foram feitos cálculos baseados na bíblia para se chegar e este número), a terra, teria sido criada por volta de 4000 a.C., mas os dados de ciências como a Arqueologia e Paleontologia e Geologia já diziam o contrário, geravam incômodo e a necessidade de serem interpretados a luz das evidências.


O evolucionismo darwiniano foi de fato de importância fundamental para este processo, porque foi a partir de Darwin que a comunidade cientifica voltou-se ao o assunto como alternativa teórica para explicar o surgimento das espécies, ele foi combatido fortemente pela igreja e pelo ramo da ciência que acreditava no Criacionismo cristão, mas sua teoria permaneceu, dada a importância da exibida na obra - On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life - publicada em 1859.

Darwin era um estudioso educado dentro da elite intelectual de sua época numa cidade chamada Shropshire na Inglaterra, seu pai era médico e seu avô um Ceramicista, quando morre sua mãe, aos 8 anos de idade Darwin é enviado à escola Shrewsbury, a partir dai ele é relatado em vasta bibliografia como um aficionado por animais, minerais e colecionador dos mesmos e progride em seus estudos até ingressar em história natural em Cambridge. Toda a sua bibliografia se encontra disponível na internet na sua linguá original que é o inglês. Citarei a seguir mais fontes de pesquisas.

Suas obras em ingles, cartas e relatos de sua viagem.
http://darwin-online.org.uk

Artigos acadêmicos abordando os estudos de Darwin.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702001000400007&lang=pt

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882008000200003&lang=pt

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142010000400002&lang=pt


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال